O Animado Deponia

O jogo Deponia é um dos últimos lançamentos dentro do género dos jogos de aventura. Este jogo apresenta gráficos no mesmo estilo dos jogos vintage, no entanto, consideravelmente mais ricos e mais pormenorizados. O seu aspeto tipo cartoon confere-lhe uma graça que já está a ser pouco vista, mas que, ainda assim, é extremamente apelativa.

Os gráficos deste jogo de aventura são em 2D mas são absolutamente belos. Dignos de serem apreciados em pormenor, os cenários acrescentam um valor infinito à capacidade de envolvência no jogo. Muitos puzzles e facilidade de controlo, utilizando apenas o rato, são caraterísticos deste tipo de jogo e abundam no Deponia. A maioria dos puzzles são lógicos, no entanto, espere encontrar um ou outro que lhe tomará mais tempo e poderá, até, parecer-lhe completamente absurdo.

O jogo passa-se envolvido em lixo. Não, não é uma piada! É mesmo isso. Iniciará o jogo numa lixeira e vários dos itens que irá carregar são... lixo! A sua personagem vive, aliás, num planeta que está cheio de lixo. O objetivo da personagem - mais ou menos esperado a este ponto: escapar do seu planeta. Rufus, que é o protagonista que você controla, quer alcançar um lugar distinto - Elysium. Isto não será assim tão fácil, como pode imaginar, e só você pode levá-lo até lá.

A história está repleta de humor e contratempos que enriquecem o enredo já de si algo conturbado. Embora tudo pareça bastante estranho à primeira vista, a verdade é que, no conjunto, resulta bastante bem. Deponia é um misto de diversos tipos de experiências e sensações.

Na parte dos pontos negativos, há a destacar a história em si que, inicialmente, não evolui muito. Poder-se-á até dizer que se arrasta um pouco. Após isso, há uma evolução mais agradável mas que, ainda assim, fica aquém daquilo que poderia ser. Também o final deixa um pouco a desejar e, em termos de aspetos gráficos, poderia ter mais animações. Por vezes, poder-lhe-á parecer que nada se move e nada se passa, graças a esta falta de elementos animados.

Embora esteja apenas disponível para PC e embora tenha alguns aspetos negativos, este é um título recomendado para os amantes do género e para todos aqueles que queiram revisitar o passado, ainda que apenas em termos de aspeto gráfico. Recomendado e aprovado!